quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Desafio dos 40 Jogos - N°10 - Melhor jogo de simulação.

Santas saliências. Venham, venham meus irmãos. Vamos ouvir a palavra do Grande Irmão Adler, que sempre tem razão.

Alto lá, compadre. Vamos ver logo qual é o MELHOR JOGO DE SIMULAÇÃO, na minha humilde opinião.

Simulando os resultados aqui, levando em consideração tema à ser simulado, eficácia da simulação e nível de virgindade para jogar, o vencedor invicto é THEME HOSPITAL.




Este jogo epicamente nostálgico é um dos melhores frutos que o Playstation já me proporcionou, talvez o melhor no quesito GERENCIAMENTO.

Vamos lá então. Theme Hospital é um jogo de simulação de hospital. Você gerencia funcionários, aparelhos, salas, móveis e pesquisas da instituição. A planta do prédio, no entanto, é definida pelo computador, pois tem relação direta com a dificuldade do jogo, que por acaso, é dividido em fases.

Assim, para avançar uma fase, você precisa alcançar um número X de dinheiro. Quando avança, novos médicos, recursos, pesquisas, salas e aparelhos lhe são proporcionados para serem comprados. Você também ganha um novo prédio, normalmente maior do que o antigo. Então, para ganhar, você precisa usar sua inteligência e saber quantos médicos irá contratar, e quais. Quantas salas de atendimento, quantas enfermeiras, quantos assentos para os pacientes aguardarem suas consultas. Tudo funciona, mais ou menos, como em um hospital comum. O diferencial é o humor excêntrico  colocado nas diversas áreas do jogo, como, por exemplo, doenças e seus nomes.



Uma das doenças, por exemplo, é o complexo de Elvis Presley, onde vários senhores, fantasiados como o cantor, precisam passar pelo psicólogo para se resolverem e deixarem essa personalidade criada. Outro exemplo é a doença da Cabeça Inchada, onde pessoas com cabeças enormes precisam passar por uma máquina que estoura suas cabeças como se fosse um balão, e logo depois as re-enchem novamente usando uma mangueira de bicicleta. Nonsense? Com certeza, espere mais disso e até doenças mais bizarras ainda.

Como eu joguei no PS1, o "mouse" era um grande problema, o quê sempre acontece em jogos do PC que vêm para os consoles. Se for jogar, recomendo a versão de PC mesmo, com mouse bonitinho funcionando. No entanto, se você é um filho de PSP mesmo, mete a bala nesse emulador e aproveite.

Eu acho que, apesar de The Sims ser um jogo bem divertido, Theme Hospital nunca perderá o posto de jogo de simulação mais incrível que já encontrei. Tudo nele, apesar de cômico em muitos momentos, é bem fiel ao hospital. E até hoje, em todas as partidas que joguei, eu sempre ficava MALUCO com a quantidade de pacientes pedindo consulta, médicos filhos da puta que resolvem sair no meio do expediente para coçar o saco, aparelhos que quebram, lixo no chão, plantas mortas, doenças incuráveis, emergências. Sério, se você quer se sentir o Antonio Fagundes, jogue esta pereba.


Quando Lúcifer estiver reinando no hospital, aí sim tu vai entender o jogo
Enfim, excelente jogo que tenho muitas saudades. Além de exercício para quem quer seguir essa profissão no futuro, serve pra te deixar por dentro do funcionamento de um hospital, de forma simplificada, claro.

Apesar desse caos, é divertido tentar avançar as fases. Eu, particularmente, gosto desse controle em decorar prédios, definir as salas, os médicos. Então se você tem a paciência e o amor necessário para um bom jogo de simulação/estratégia, é só se sentar e jogar Theme Hospital. E quando seu hospital estiver como a cena aí em cima, lembre-se de dar load, e tudo vai pra vala. Aí é só começar de novo :)


"Acho que no futuro vou fazer um blog, por quê não?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário